Polícia

Aumenta no Brasil todos os tipos de violência contra a mulher

Marcello Casal/Agência Brasil
Os números e os tipos de violência foram apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal/Agência Brasil

Publicado em 20/07/2023, às 11h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe à tona nesta quinta-feira (20) dados alarmantes sobre a violência contra a mulher em 2022, mostrando uma piora em todos os indicadores. Os registros de feminicídios em todo o Brasil aumentaram em 6,1%, totalizando 1.437 casos de homicídios de mulheres com motivações misóginas. Além disso, as tentativas de feminicídio também tiveram um preocupante crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior.

Em relação a 2021, o número de mulheres que buscaram as delegacias para registrar ocorrências de lesão corporal por misoginia ou violência doméstica também apresentou aumento, com o registro de mais de 245,7 mil notificações, o que representa um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior.

O estado do Amazonas foi onde esse índice mais cresceu, com um aumento de 92%. Por outro lado, o Ceará obteve uma redução significativa, conseguindo reduzir pela metade os boletins de violência doméstica, tornando-se o estado com o menor número de ocorrências, com 24,7 registros para cada 100 mil mulheres.

Já o Mato Grosso lidera o ranking, com uma taxa de 631,6 registros a cada 100 mil mulheres, tendo experimentado um aumento de 2,6% nos casos no último ano.

As ameaças direcionadas a mulheres tiveram um aumento de 7,2%, com 613.529 casos. Além disso, os registros de perseguição (stalking) alcançaram mais de 53,9 mil ocorrências, enquanto as notificações de violência psicológica somaram 24,3 mil casos. Esses crimes foram tipificados recentemente, o que impossibilita a realização de comparações com anos anteriores. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp