Polícia

Bahia localizou 18 chefes de facções e prendeu três mil suspeitos neste ano; veja números

Arquivo / SSP-BA
No mesmo período, de acordo com a pasta, nenhum roubo a banco foi registrado  |   Bnews - Divulgação Arquivo / SSP-BA

Publicado em 06/03/2024, às 12h31 - Atualizado às 13h00   Com informações do repórter Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A polícia baiana localizou, no primeiro bimestre de 2024, 18 chefes de facções criminosas e prendeu três mil suspeitos. Os dados foram apresentados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), nesta quarta-feira (6), em coletiva de imprensa.

Entre os líderes de grupos criminosos está Heverson Almeida Torres, considerado o chefe do "Comando Vermelho (CV)" em Feira de Santana. Ele foi preso em uma casa de luxo, no Rio Grande do Norte, no último dia 27.

Também integra a lista Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o "Pablo Escobar". Ele estava escondido na mata e entrou em confronto com os policiais durante operação, nesta semana, no bairro de Valéria, em Salvador. Após trocar tiros com a polícia, ele foi socorrido para um hospital, mas morreu.

Segundo a Polícia Civil,  "Pablo Escobar", que ostentava nas redes sociais, era apontado como autor e mandante de diversos homicídios registrados no bairro nos últimos anos, e era conhecido por oprimir e ameaçar moradores do bairro.

Na mesma operação, também morreu em confronto com a polícia Carlos Alessandro Santana Santos, o “Cachinho”, integrante do mesmo grupo criminoso. Ele tinha mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.

Ainda neste ano, de acordo com a pasta, nenhum roubo a banco foi registrado. Em 2023, foram registrados três casos. A polícia também apreendeu 363 kg de droga no estado.

Ainda de acordo com a SSP, houve uma redução de 14,3% no número de mortes violentas. Foram 715 homicídios, 10 feminicídios, seis casos de lesões corporais e 12 latrocínios. A polícia também apreendeu 908 armas apreendidas, uma média de 15 por dia. No ano passado, 792 armas foram apreendidas pelos policiais.

Quanto a crimes contra o patrimônio, foram registrados 1.890 roubos de veículos; 1.030 furtos de veículos e 104 roubos a ônibus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp