Polícia

Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM comemora 8 anos de criação

Divulgação/PMBA
Para marcar a passagem dos 8 anos de criação, foi realizada uma cerimônia militar, na sede da unidade, localizada em Lauro de Freitas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMBA

Publicado em 19/12/2022, às 20h05   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia comemorou oito anos de criação, nesta segunda-feira (19). Para marcar a passagem da data, foi realizada uma cerimônia militar, na sede da unidade, localizada em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O evento contou com a presença do comandante geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, idealizador e primeiro comandante do Bope, criado em 9 de dezembro de 2014. Na oportunidade, a PMBA também comemorou os 40 anos da atividade de operações especiais.

“Nossa equipe atua especificamente em situações de crise ou alto risco, por isso, são necessárias muita resistência, autocontrole, precisão, capacidade de decisão rápida e assertiva, preparo físico e psicológico”, resume o comandante do Bope, major Boaventura.

Criado em dezembro de 2014, o Bope é uma unidade especializada da PM que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças. Realiza ações antibombas, anti e contraterror, gerenciamento de crises envolvendo refém, intervenções em estabelecimentos prisionais, entre outras ações.

Tropa de elite da Polícia Militar, a unidade possui grupos táticos específicos para diferentes necessidades de atuação, com negociadores para ocorrências com reféns, explosivistas que neutralizam artefatos explosivos com o uso de equipamentos de alta tecnologia, atiradores de elite (snipers), além de ações especializadas de apoio em operações especiais e contra quadrilhas de assaltos a bancos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp