BNews Pet

Oito suspeitos são indiciados por organizar farra do boi em que animal caiu na piscina em SC

Reprodução / GOR
Bnews - Divulgação Reprodução / GOR

Publicado em 03/04/2021, às 14h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Oito suspeitos foram indiciados pela polícia por integrar uma organização criminosa que promovia farra do boi no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, eles vão responder por maus-tratos e associação criminosa. 

Em uma das farras, um animal que fugia invadiu uma pousada e caiu na piscina no sábado (27). Cansado e assustado, o boi foi capturado e sacrificado.

A prática de farra do boi é crime, de acordo com o artigo 32 da Lei n. 9.605/1998, conforme acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF). A pena para quem comete é de três meses a um ano de detenção, com aumento de um terço da pena em caso de morte do animal.

Segundo o G1, o inquérito policial foi entregue na quinta-feira (1º) ao Ministério Público. O grupo é apontado pela polícia como responsável por práticas de farra do boi em Bombinhas, Porto Belo, Tijucas e Governador Celso Ramos desde 2020.

A investigação identificou em Tijucas o responsável por fornecer os animais, em São José, o responsável pelo transporte deles e em Bombinhas, um organizador da farra. Outras pessoas envolvidas também foram identificadas. Elas financiavam ou participavam do crime.

“Foram apreendidos caminhões, utilizados para o transporte, e também foram resgatados diversos animais. Inclusive foram identificados nove animais que estão diretamente ligados a essa associação criminosa ou que tenham participado da farra do boi diretamente na cidade de Bombinhas", afirmou o delegado Ricardo Melo para reportagem.

Animal na piscina
De acordo com o Grupo de Operações e Resgate (GOR), que atuou na ocorrência de 27 de março, cerca de 50 pessoas corriam atrás do boi. Na fuga, o animal danificou carros e casas, incluindo um veículo da Polícia Militar e do próprio GOR.

"A Polícia Civil alerta que essa prática não é uma tradição cultural, ela constitui crime, constitui uma infração administrativa cuja pena vai até R$ 10 mil. E também, no caso de reiteração, a gente alerta que será representado pela prisão preventiva de eventuais envolvidos”, explicou o delegado.

Farra do Boi
Segundo a prefeitura de Florianópolis, a Farra do Boi é um evento típico do litoral do estado brasileiro de Santa Catarina, que consiste em soltar um bovino em um terreno ou rua e assim "farrear" fazendo o animal correr atrás das pessoas que participam, sendo assim por percorrer distancias e fugir, o animal fica exausto. 

Após a brincadeira o animal é devolvido aos pastos e abatido ou usado novamente para a Farra. As vezes são sacrificados dias após a ''brincadeira'', sendo assim a carne é dividida entre os participantes que ajudaram a custear a compra do animal. A prática é considerada ilegal no Brasil desde 1998, mas ainda acontece.

Os adeptos da prática a justificam como cultura, enquanto grupos defensores dos direitos dos animais a consideram cruel e degradante, ou seja, tortura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp