Polícia

Caraíva: Família acusa polícia de matar jovem por engano durante ação contra facção

Reprodução/Arquivo Pessoal
Moradores de Caraíva se mobilizam em protesto pacífico, exigindo justiça pela morte de Victor Cerqueira, querido na região.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal


Na noite do último sábado (10), uma ação policial na comunidade de Caraíva, no município de Porto Seguro, no sul da Bahia, resultou em três mortes, uma delas foi apontada pela polícia como liderança de uma facção que atua na região. As outras vítimas se tratavam de um segurança do envolvido e Victor Cerqueira Santos Santana, que familiares afirmam ter sido morto por engano.

Segundo apurou o BNews, Vitinho, como é conhecido Victor, foi para beira do rio buscar hóspedes da pousada onde trabalhava. Foi neste momento que começou a operação, ele abrigou os clientes em um comércio e foi verificar o que acontecia e se era seguro sair. Após a saída, ele só foi visto novamente por volta das 18h sendo conduzido algemado, apenas de bermuda, descalço e com vida.

Por volta das 3h da manhã, o corpo dele foi entregue no IML, segundo a família, com fraturas múltiplas no tórax, hematomas no rosto, hematomas na parte interna da boca, um ferimento de arma branca na costela que atingiu o coração e um tiro na jugular que perfurou de cima pra baixo.

Na operação, o segurança que foi morto também usava o apelido de Vitinho, mas com nome de João Vitor. Victor Cerqueira não possuía passagem pela polícia e não tinha envolvimento, segundo a prima, Adriana Souza.

Pessoa muito querida na comunidade tanto em Caraíva quanto em Itabela. Toda Caraíva pode confirmar a idoneidade de Victor Cerqueira Santos Santana. Quem o conhece sabe que ele era trabalhador e honesto e não tinha conexão com nada ilícito”, relatou Adriana ao BNews.

A prima também disse a reportagem que ele possuía indícios de tortura. “Alguns moradores viram Victor sair algemado de Caraíva. Os pulsos com marcas de algemas e os joelhos arranhados (com indício de estar ajoelhado), o rosto todo deformado e violentamente lesionado”, descreve.

Cartazes levados por conhecidos de Vitinho em manifestação nesta segunda-feira (12)
Cartazes levados por conhecidos de Vitinho em manifestação nesta segunda-feira (12)

Na manhã desta segunda-feira (12), a comunidade de Caraíva realizou uma manifestação pacífica pela morte de Victor. Com cartazes, eles cobravam justiça pela morte do jovem que era querido na região.

Ao BNews, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que as forças estaduais e federais realizaram a operação contra um suposto grupo envolvido com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores no distrito de Caraíva. 

Dos dois suspeitos, um deles possuía mandado de prisão. Eles acabaram sendo atingidos após troca de tiros relatado pelos agentes. Ainda segundo a SSP, eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Um terceiro integrante acabou sendo preso.

 A SSP destaca ainda que a ocorrência "é investigada pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar, como determina o procedimento em casos de morte em confronto com agentes do estado".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)