Polícia

Ciclistas são alvos de bandidos e orla já registrou 12 bicicletas roubadas em 53 dias

Max Haack/Secom
Bahia ocupa 12ª colocação em furtos e roubos de bicicletas  |   Bnews - Divulgação Max Haack/Secom

Publicado em 18/12/2023, às 13h34   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

A ciclovia de Salvador se tornou um novo ponto de assaltos na capital baiana. Segundo o Correio, pelo menos 12 bicicletas já foram roubadas em apenas 53 anos, e o trecho considerado mais perigoso pelos ciclistas é o que compreende a Boca do Rio e a Pituba.

O último roubo divulgado aconteceu no dia 7 de dezembro, quando a cantora Clariana, de 29 anos, relatou a situação nas redes sociais. Na época, ela contou que estava andando de bicicleta no trecho entre Jardim de Alah, Armação e Centro de Convenções, quando foi surpreendida por um bandido. A artista precisou fugir para que ele não levasse, além da bicicleta, sua bolsa. 

"Cadê o policiamento, cadê a segurança para a gente, cidadão de bem?", questionou a cantora na época, acrescentando que vários outros ciclistas já foram assaltados em ciclovias e já chegaram a ser agredidos.

Ainda conforme o Correio, ciclistas entrevistados declararam que a maioria dos casos de roubo acontecem no trecho logo após o Parque do Costa Azul, entre uma rede de fast-food e a Arena Aquática de Salvador.

Dados

De acordo com o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, que mapeia áreas de risco para ciclistas, a Bahia ocupa a 12ª posição em furtos e roubos ao objeto. São 68 ocorrências, correspondendo a 1,09% das ocorrências no país. Quem lidera a lista é São Paulo, com 2.380 registros (38,04%). 

No ranking das cidades, Salvador ocupa a 21 posição, com 45 notificações (0,72%). Já a capital paulista é a primeira da lista com 21,28% dos casos (1.331 registros).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp