Polícia

Colégios particulares reforçam medidas de segurança interna

Reprodução/Google Street View
Os colégios particulares têm colocado olhares clínicos sobre a questão da vulnerabilidade interna  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 14/04/2023, às 11h22   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Com o cenário caótico de ataques às escolas municipais e estaduais de Salvador, a categoria dos colégios particulares vai reforçar as medidas de segurança para prevenir e lidar com possíveis casos. Marista, Antônio Vieira, Maple Bear e Integral são alguns dos que estão nesse contexto.

Por meio de nota, o colégio Maple Bear relatou que enfrenta “momentos de apreensão” e atualizou, neste ano, o sistema de monitoramento e vigilância, por meio das câmeras, “com tecnologia mais avançada”. 

“A entrada de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º deve ser feita pela portaria principal da Maple Bear. [...] O portão de acesso à área de Pensamento Computacional não poderá ser usado para esse fim”, cita o comunicado. 

Já o Marista ressaltou que tem fortalecido a união com a Polícia Militar, indicando que as equipes de portaria já estão em processo de segurança: “Continuaremos buscando ferramentas para mitigar possíveis riscos à comunidade escolar”.

O colégio Antônio Vieira, por sua vez, indicou que acionou o Comitê Interno de Gerenciamento de Riscos para colocar em prática as normas previstas em sua Política Interna de Gestão de Riscos. 

“Sigamos atentos e nos apoiando mutuamente para que possamos enfrentar estes tempos tão desafiadores, mantendo-nos unidos em prol de uma cultura de paz e de cuidado uns com os outros”, indica o colégio.

Por fim, a escola Integral mencionou que já possui “um controle de acesso por catracas nas portarias (08 na P1 e 04 na P2), com cartão de acesso individual de alunos em geral, pais do Kids, professores e colaboradores. Há, também, um sistema de monitoramento com 82 câmeras integradas a um HD. Contamos com um efetivo de 14 profissionais de segurança, inclusive externos e à paisana, com coordenação de disciplina, assistentes de área, além de orientadoras, psicopedagogas e psicólogos”.

Além disso, o colégio ressaltou que, “em breve, novas ações serão implementadas e divulgadas de acordo com o novo Comitê.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp