Polícia

Confira o que a polícia tem a dizer sobre onda de violência no Centro Histórico de Salvador

Reprodução/Pixbay
O Centro Histórico, em especial o Pelourinho, sofre com roubos e furtos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixbay

Publicado em 23/12/2022, às 09h52   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro Histórico de Salvador, em especial o Pelourinho, vem enfrentando uma onda de furtos e roubos. Os criminosos, que têm como preferência os turistas mais desavisados, agem, também, em plena luz do dia, sem se importar com a presença de outras pessoas que visitam um dos principais cartões-postais da capital baiana.

Vídeos de parte desses crimes são compartilhados em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, ajudando a desconstruir a imagem de uma cidade acolhedora que Salvador luta para manter viva.

Questionada sobre a onda de violência no Centro Histórico, a Polícia Militar disse, sem citar a região, que, neste período do ano, realiza diuturnamente policiamento ostensivo e preventivo com o emprego de viaturas, motos e policiais a pé.

Posicionamento

A corporação afirma também que, além disso, aborda pedestres e veículos nas ruas e avenidas dos bairros do estado da Bahia, e que as unidades policiais são reforçadas com o apoio de equipes das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp.

“Neste período, além do policiamento ordinário, a PM realiza as Operações Verão e Navio, que empregam um efetivo de policiais voltados para prevenir ações delituosas nos locais com maior concentração de visitantes locais e turistas”, diz trecho do comunicado enviado pela corporação.

“A Polícia Militar solicita o apoio da população e orienta a todos que ao observarem suspeitos ou ações delituosas na região liguem imediatamente para o 190 ou o disque denúncia (181, válido para toda a Bahia) com o objetivo de informar situações adversas, para que a atuação seja imediata. Também é importante o registro da ocorrência na delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com os dados”, diz uma outra parte do texto.

Prefeitura

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), informou que constantemente são realizadas reuniões com forças de segurança pública que atendem à região. O órgão reforçou ainda que diversas ações estão sendo implantadas para conter o problema de furtos e assaltos, a exemplo da disponibilização de efetivos da Guarda Civil Municipal e instalação das câmeras de monitoramento em pontos turísticos, principalmente com o recurso de reconhecimento facial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp