Polícia

Conheça Vaninha: Única mulher do Baralho do Crime está entre os criminosos mais perigosos da Bahia

Divulgação/SSP
Vaninha é procurada desde 2019  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 16h35 - Atualizado às 19h30


FacebookTwitterWhatsApp

Dentre os 32 criminosos mais perigosos - e procurados - da Bahia, 'Vaninha' se destaca por ser a única mulher integrante do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). 

Faz quatro anos que Edvania Pereira de Morais é procurada por um homicídio contra uma professora, que foi brutalmente assassinada na frente da filha, uma criança de apenas 2 anos. O caso aconteceu na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia.

A professora Élida Márcia, de 32 anos, saía de casa para ir ao trabalho, em uma manhã de 20 de fevereiro de 2019, quando foi surpreendida por Vaninha, que efetuou vários disparos contra a cabeça da educadora. A procurada é acusada de ter executado a mulher e também é suspeita de ter planejado o crime. 

Vaninha teria cometido o crime por não ter aceitado o fim do relacionamento com Lázaro César Santana, que era marido da vítima. 

Outras três pessoas são suspeitas de envolvimento no caso: Maicon Neves dos Santos, acusado de ter efetuado os disparos de arma de fogo contra a professora; Railton Lima da Silva, suspeito de pilotar a motocicleta que transportava o atirador; e Edivan Constantino de Moraes, pai de Vaninha, que teria planejado o crime junto à filha.

Em 2021, a Justiça condenou Railton a 16 anos, 7 meses e 26 dias de prisão, enquanto Edivan foi absolvido. Segundo o pai de Vaninha, ela teria planejado o crime sozinha. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O Ministério Público chegou a denunciar Vaninha e Maicon, mas ambos continuam foragidos, com mandado de prisão em aberto. No mesmo ano do crime, a mulher passou a ocupar a carta 'Oito de Paus', enquanto Maicon se tornou o 'Sete de Espadas'.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O Baralho do Crime completo pode ser acessado no site do Disque Denúncia. Quem tiver informações sobre os criminosos procurados pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números (71) 3235-0000 (capital) e 181 (interior).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp