Polícia

Disputa entre traficantes rivais chega a praias e afasta banhistas; entenda

Fernando Frazão/Agência Brasil
Episódios de violência têm ocorrido com frequência em praias e assustado banhistas  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 19/02/2024, às 10h22   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) saiu das comunidades e chegou num dos principais cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro: um trecho da orla entre as praias de Copacabana e do Leme.

Segundo reportagem do jornal O Globo, do fim de janeiro ao início de fevereiro, episódios de violência, como brigas e espancamentos que estariam relacionados com as facções, foram registrados nas redes sociais. Ambulantes relatam que a confusão foi determinante para que a circulação de banhistas nas áreas atingidas tivesse uma redução drástica.

Com os conflitos, o entorno da praia chegou a ser "dividido" entre os grupos criminosos. Pessoas que trabalham ou frequentam a área dizem que ela seria resultado de um acordo. Segundo um ambulante, o fato de cinco vendedores de milho cozido, que tinham cabelos pintados de vermelho (interpretado como uma menção ao CV), entraram no Leme, onde há comunidades dominadas pelo TCP.

A ação foi avaliada uma afronta à divisão de território e um dos vendedores chegou a ser agredido. Colegas, em retaliação, de acordo com a reportagem, entraram no Leme com pedaços de madeira nas mãos. Episódios semelhantes aconteceram dias depois e, desde então, se tornaram frequentes.

Em nota, a Polícia Militar do Rio disse as praias do Leme e de Copacabana fazem parte do roteiro da Operação Verão, que ocorre em todo o estado, "intensificando o policiamento empenhando equipes policiais de unidades operacionais". Já a Polícia Civil afirmou que realiza diversas ações são realizadas para prevenir crimes em bairros da região, como a Operação Vigilância Integrada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp