Polícia

Douglas Pithon faz desabafo sobre expansão do CV na Bahia e cobra efetividade nas ações: 'Sociedade vive de joelhos'; assista

Reprodução/Redes Sociais
Em vídeo, Pithon compara atuação do CV com grupos terroristas ao redor do mundo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 05/06/2026, às 09h31



O investigador e operador especial da Polícia Civil da Bahia, Douglas Pithon, utilizou as redes sociais para fazer um alerta sobre o avanço das facções criminosas no estado e o aumento da violência em municípios baianos. Em um vídeo compartilhado nesta quinta-feira (4), ele afirmou que a população tem vivido amedrontada com a atuação de grupos como o Comando Vermelho (CV).

"Infelizmente, eles estão cada vez mais perto de você. Não é o ISIS, Al-Qaeda, Boko Haram ou Al Shabab. É o Comando Vermelho impondo terror e morte", disse.

Pithon relembrou um caso de extrema crueldade em que um homem foi assassinado e decapitado por integrantes de um grupo criminoso. Após o crime, os suspeitos utilizaram a cabeça da vítima para jogar futebol e filmaram a cena, que foi compartilhada posteriormente.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O policial citou ainda a situação de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, que, segundo ele, tem enfrentado uma crescente disputa entre grupos criminosos pelo controle territorial.

"Chegamos verdadeiramente ao colapso. Dias d'Ávila, conhecida antigamente como a cidade das águas calmas, já teve seus tempos de paz e prosperidade. Agora, o que impera é o medo. As famílias estão sequestradas dentro da própria casa, a sociedade vive de joelho", declarou.

Segundo Pithon, é necessário reforçar as estratégias de combate ao crime organizado e ampliar o uso de tecnologia nas ações de segurança pública.

"Está na hora de parar com discursos fantasiosos e vencer essa guerra. Me questiono sempre: onde está a efetividade das políticas de segurança pública? Cadê o uso das tecnologias para capturar esses indivíduos? Cadê a ocupação desses locais? Precisamos parar de conversa fiada e ir para cima com máxima força e inteligência", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)