Polícia

Empresário argentino preso por suspeita de matar baiana é solto

Reprodução/Redes sociais
O empresário argentino foi posto em liberdade na manhã desta quarta-feira (19)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 19/04/2023, às 13h06   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário argentino Francisco Sáenz Valiente, de 52 anos, que estava preso pela morte da baiana Emmily Rodrigues Santos Gomes, de 26, morta ao cair do 6º andar de um prédio, em Buenos Aires, foi posto em liberdade na manhã desta quarta-feira (19).

O advogado do empresário, Rafael Cúneo Libarona, disse ao canal de televisão argentino TN que o juiz reconheceu a improcedência de todos os crimes do qual o seu cliente foi acusado. Ele estava preso por homicídio agravado por feminicídio e porte ilegal de arma e entorpecentes. Caso fosse comprovado o feminicídio, ele poderia pegar prisão perpétua.

"A Justiça continua investigando o episódio, mas Francisco, não, que foi solto sem registro, embora ainda tenha uma acusação. Há muitas coisas a esclarecer. A promotoria fez um trabalho muito bom, o juiz tomou uma decisão muito boa e o sistema judicial funcionou. Muito feliz com o trabalho realizado", comentou Libarona.

Familiares e amigas de Emmily acreditam que ela foi jogada do apartamento do empresário após possivelmente ser dopada para facilitar um possível estupro. A autópsia, no entanto, indicou que a vítima não tinha marcas de luta corporal e violência sexual, mas que ela consumiu “cocaína rosa”, uma droga alucinógeno. A morte, segundo o relatório médico, foi ocasionada por "politrauma" e "hemorragias internas e externas".

Testemunhas

Duas mulheres que estiveram no apartamento, na companhia de Emmily e uma médica brasileira, afirmaram em depoimento que a jovem estava alterada e que, durante o tempo em que ficaram no imóvel, não houve nenhum episódio de violência sexual.

"Os depoimentos das meninas que estiveram no local do crime foram muito importantes, mostram que Emmily vinha consumindo drogas, álcool e que teve um tremendo surto psicológico. Uma delas, às 8 da manhã, disse: 'Eu estou saindo daqui porque essa garota me assusta.'”, completou o advogado do empresário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp