Polícia

Estado da Bahia lidera ranking de violência preocupante no país; saiba detalhes

Alberto Maraux/SSP-BA
Apesar dos dados, número de crimes diminuiu quando comparado ao ano passado  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP-BA
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 21/06/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

O Estado da Bahia é líder no ranking em número de mortes violentas no primeiro trimestre deste ano no país. Entre janeiro e março de 2023, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte. As informações foram divulgadas na terça-feira (20) pelo portal G1.

Apesar do alto número, a quantidade de mortes violentas no primeiro trimestre diminuiu quase 3% em relação ao mesmo período de tempo em 2022, quando foram registradas 1.328.

De acordo com a Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o número de feminicídios também diminuiu cerca de 13% nos primeiros seis meses do ano: são 39 casos, contra 45 no mesmo período do ano anterior. Os índices em queda têm relação direta com a nova diretriz de integração das forças policiais.

De acordo com o advogado especialista em Segurança Pública, Luiz Henrique Requião, a liderança no ranking de assassinatos no país é a junção de uma série de fatores, entre eles a desigualdade social.

“Os dados de violência nunca estão dissociados dos dados econômicos no local. A Bahia ainda é um dos estados com um dos maiores índices de desigualdade do Brasil", explicou.

No ranking, o Rio de Janeiro veio logo depois com 924, seguido do Pernambuco, com 870, e São Paulo, com 815.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp