Polícia

Estudante foge de casa e vai morar com filho de Olavo de Carvalho; entenda

Divulgação/PF
Advogados da família da jovem dizem que ela foi 'aliciada', mas filho de Olavo nega  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 22/03/2024, às 18h49   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A busca por uma estudante goiana, de 19 anos, tratada como desaparecida pela família, envolveu Polícia Federal, autoridades internacionais e a Justiça brasileira, no início deste mês.

Pesquisando pistas do paradeiro da jovem, os órgãos de investigação descobriram que ela estava na cidade de Presidente Franco, no Paraguai, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.

A jovem, na verdade, fugiu para morar com Tales de Carvalho, um dos filhos do filósofo Olavo de Carvalho, falecido no ano de 2022.

A procura pela estudante, que morava em Catalão, cidade goiana, começou quando os pais acionaram a Justiça buscando informações sobre o paradeiro da jovem.

A família da garota informou que ela tem problemas psiquiátricos e poderia ter sofrido algum tipo de assédio psicológico por parte do filho do filósofo. O advogado de Tales, no entanto, negou as acusações e disse que a jovem agiu por vontade própria.

Após ser localizada, a estudante confirmou essa versão em depoimento à polícia e disse que estava a passeio na cidade paraguaia, onde mora um irmão de Tales, havia cinco dias. “Fui passear, queria ver meu cunhado”, disse ela.

Depois de sair de sua casa, a estudante chegou a mandar um áudio para os pais contando que havia se convertido ao islamismo e casado com Tales. No período em que estavam à procura da filha, os pais conseguiram contato com Tales e pediram para que enviasse o endereço de onde estavam, mas ele se negou a dizer.

Em uma mensagem de áudio, Tales disse que ela "fugiu para casar".

De hoje em diante, ela presta contas para mim sobre onde ela está e o que ela está fazendo, assim como eu presto satisfação para ela de onde eu estou. É duro, é duro, mas não tem outra opção a não ser aceitar, porque isso não vai mudar. Não é a pressão de vocês que vai fazer ela se divorciar, me largar. 

Em nota, o advogado Frank Romualdo Reche Maciel, que representa Tales, nega mais uma vez que a estudante estivesse desaparecida.

"Apenas estava evitando contato com o pai, que parece ainda não ter compreendido que sua filha já é uma mulher adulta e independente. Ressalte-se que se encontra na companhia do pai por vontade própria e na esperança de acalmá-lo, apesar de suas insistentes tentativas de infantilizá-la e tratá-la como louca", diz o defensor.

O advogado da família da estudante, porém, continua sustentando a teoria de que ela foi "aliciada" desde quando não havia atingido a maioridade.

“Ainda que ele não a amarrou, que ela foi até ele com as próprias pernas, ela fez isso sob forte violência psicológica”, afirma Alexandre Lourenço, criminalista contratado pela família da jovem para atuar no caso, ao lado do advogado Pedro Sérgio.

A jovem foi encontrada no dia 13 de março, após a cooperação da PF com a polícia paraguaia. Ela estava na casa de um dos irmãos de Tales de Carvalho, no Paraguai.

Ao voltar para o Brasil, a estudante foi conduzida a uma unidade da Polícia Civil em Foz do Iguaçu, onde prestou depoimento. Depois, ela foi encaminhada para um hospital psiquiátrico em Goiânia, onde está internada desde o dia 15 de março.

O boletim médico da unidade de saúde cita como motivo para a internação o risco de suicídio e doença relacionada a transtorno de personalidade. "A paciente está recebendo assistência psiquiátrica, psicológica e social", diz o relatório médico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp