Polícia

Estudantes de direito fixam cartaz em sala de aula 'somente brancos' e colegas denunciam

Reprodução / Arquivo pessoal
Faculdade de Direito alegou que cartaz fazia parte de uma atividade pedagógica  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Arquivo pessoal

Publicado em 20/11/2024, às 11h25 - Atualizado às 12h37   Yuri Pastori



Alunos do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), no ABC Paulista, fixaram cartaz em uma sala de aula com a frase "Entrada permitida somente para brancos". A justificativa deles é que estariam simulando a segregação racial nos Estados Unidos durante uma atividade pedagógica. O caso aconteceu no início de novembro e foi denunciado por colegas.

Segundo o G1, a foto do cartaz foi divulgada em grupos no WhatsApp. Um aluno da instituição que havia recebido a imagem, abriu um boletim de ocorrência por racismo contra a faculdade. Após a denúncia, o estudante que denunciou foi chamado para participar de uma reunião com o corpo docente da instituição, o professor e alunos que fizeram parte da dinâmica. Eles alegaram que no rodapé do papel, havia a informação de que o cartaz fazia parte de um trabalho acadêmico, no entanto, a imagem registrada não mostra isso.

A aula foi ministrada por um professor branco. A universidade justificou que a atividade pretendia discutir e criticar o filme "Histórias Cruzadas" no contexto da legislação brasileira de combate ao racismo. A película de 2011 se passa no Mississippi, nos Estados Unidos, na década de 1960, durante a segregação racial.

O 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde foi registrado o caso, concluiu que não houve ato criminoso. Em março de 2018, um banheiro feminino da mesma universidade foi pichado com frase racista e contra lésbicas. Na época, a direção da instituição abriu sindicância para apurar o ocorrido.

Assista ao programa Se7e da Matina desta quarta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp