Polícia

Ex-Vitória é investigado em caso envolvendo PCC e liga de samba; entenda

Reprodução/vídeo
Liga de samba pode ter servido de reduto para facção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 18/12/2023, às 14h53   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-jogador do Vitória e do Santos Marco Aurélio Barbosa está sendo investigado em um caso envolvendo a 'Vai-Vai', uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, e a facção criminosa paulista PCC(Primeiro Comando da Capital).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com investigações da Polícia Civil, a Vai-Vai se tornou um reduto do PCC, de acordo com relatórios da polícia, aos quais a Folha de São Paulo teve acesso, que fazem parte de um processo de lavagem de dinheiro que corre em segredo na Justiça de São Paulo e tem entre os alvos o então diretor financeiro e ex-presidente da agremiação, Luiz Roberto Marcondes Machado de Barros, o Beto da Bela Vista.

Conforme a denúncia, Beto estaria ligado a um esquema de lavagem de dinheiro e outros crimes. Em trecho do documento, é dito que "Escola [Vai-Vai] que BBV [Beto Bela Vista] pertence ao quadro diretivo e sabidamente é reduto da mencionada facção criminosa [PCC], tendo, inclusive, procedendo há algum tempo atrás a expulsão de alguns componentes que eram policiais justamente por este motivo".

Os investigadores afirmam ter identificado essa ligação após recebimento de várias denúncias apontando o envolvimento de Beto com o crime organizado e a realização de diligências de campo em endereços ligados ao então diretor e a outros integrantes da escola de samba.

O ex-jogador Marco Aurélio está sendo indiciado nas investigações por supostas conexões dele com empresas que teriam sido utilizadas para lavagem de dinheiro também. O ex-atleta ocupa atualmente a função de diretor presidente do clube de futebol ligado à Vai-Vai. Segundo a Folha, Barbosa, ao ser ouvido pela polícia, ficou em silêncio.

Revelado pelo São Paulo em 1998, Marco Aurélio jogou no Vitória em 2008. Ele jogou 25 jogos pelo Leão, mas não marcou gols.

O irmão do ex-presidente da Vai-Vai é Luiz Eduardo Marcondes Machado de Barros, o Du Bela Vista, que está preso, e em 2014 estava com Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, na lista de chefes da facção que seriam resgatados em um plano que previa a utilização de avião e dois helicópteros. 

Conhecido como 'Du Bela Vista', o homem tem passagem por roubo, falsidade ideológica, porte de drogas, porte ilegal de armas, lesão corporal, dano, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso, tentativa de homicídio, homicídio e corrupção.

A Vai-Vai afirmou que Marco Aurélio Barbosa e Du Bela Vista não fazem parte da escola.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp