Polícia

Febraban alerta para novo golpe bancário chamado “mão fantasma”

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Novo golpe é feito através do acesso remoto de criminosos ao celular da vítima  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 26/08/2022, às 16h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta a população para um novo golpe bancário denominado de “mão fantasma”. O golpe é realizado através de acesso remoto, onde a vítima vê seus dados e seu dinheiro sendo roubado em tempo real, após ser convencida a instalar um aplicativo em seu telefone.

Os golpistas utilizam na manipulação psicológica para pedir ao usuário informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou então que façam transações para as contas da quadrilha.

O golpe consiste no fraudador entrar em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco, em seguida utiliza de diversas abordagens para informar ao cliente que sua conta foi invadida, depois disso disponibiliza um link para a instalação de um aplicativo que supostamente resolverá o problema. Instalando o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados da vítima.

De acordo com a Febraban, no golpe “mão fantasma” os criminosos buscam as informações confidenciais da vítima em aplicativos ou sites que estejam no celular.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular. Também nunca liga pedindo senha nem o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta”, disse o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, em entrevista ao O GLOBO.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp