Polícia

Fuga para o exterior e ajuda do CV: Saiba o que ministro revelou sobre detentos de Mossoró

Jamile Ferraris/MJSP
Detentos de Mossoró foram recapturados nesta quinta (4)  |   Bnews - Divulgação Jamile Ferraris/MJSP

Publicado em 04/04/2024, às 17h09   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

"Um verdadeiro comboio do crime", foi como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, classificou o grupo o qual os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró faziam parte. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos nesta quinta-feira (4), após 50 dias de busca.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em coletiva, Lewandowski afirmou que a recaptura da dupla criminosa é uma "notícia asseguradora" para a sociedade brasileira. Além disso, ele contou que os fugitivos tiveram auxílio de comparsas de facções na fuga.

Rogério e Deibson fugiram do presídio de segurança máxima no dia 14 de fevereiro. Eles só foram encontrados nesta quinta (4), em Marabá (PA), a 1.600 km de distância.

"Obviamente, foram ajudados por criminosos externos e tiveram auxilio de seus comparsas e organizações criminosas", afirmou Lewandowski.

"Os fugitivos estavam em um verdadeiro comboio do crime. Foram apreendidos 3 carros e diversas armas", completou o ministro.

De acordo com Lewandowski, desde o início das operações de recaptura, 14 pessoas foram presas por terem ajudado os fugitivos. Rogério e Deibson, que fazem parte da facção Comando Vermelho (CV), voltarão ao presídio de Mossoró, que agora tem segurança reforçada e direção trocada.

Ida para o exterior

De acordo com Lewandowski, as autoridades identificaram o risco de Rogério e Deibson fugirem para o exterior.

A recaptura da dupla aconteceu após as autoridades mudarem a estratégia de busca, dispensando cerca de 100 integrantes da Força Nacional. "Depois de algumas semanas de busca no local, nós mudamos de estratégia quando soubemos que não estavam mais nas proximidades da penitenciária de Mossoró. Tínhamos enviado para lá além das forças de segurança, cerca de 100 integrantes da força nacional", explicou.

Comemoração

O ministro comemorou a prisão dos fugitivos após a intensa busca, que envolveu as polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar. Para Lewandowski, a recaptura representa uma "vitória do Estado brasileiro".

"Vitória do Estado brasileiro, das forças de segurança do Brasil. E que demonstra que o crime organizado no nosso país não será bem-sucedido", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp