Polícia

Suspeito armado persegue homem negro e PM se recusa ajudar: 'tô de folga'; assista

Reprodução/ Vídeo
Situação aconteceu na estação Carandiru, na Zona Norte de São Paulo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 14/11/2023, às 12h42 - Atualizado às 12h50   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Uma situação um tanto inusitada chamou a atenção de quem passava pela estação de metrô Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. Um homem armado agride, xinga e ameaça atirar em um homem negro. Para evitar que a vítima seja atingida, uma mulher, que estava com o atirador, chega a se colocar entre ele e a arma. Tudo aconteceu por volta das 16h do último domingo (12). As informações são do portal Ponte Jornalismo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Na situação estava presente também uma policial  militar, que assiste a tudo encostada a um muro, de braços cruzados. Quando o jovem negro se aproxima para pedir ajuda, a PM não só se recusa a dar qualquer auxílio como ainda afasta a vítima com um chute na barriga. A cena foi flagrada por um repórter fotográfico


No vídeo, um homem agarra o jovem negro pelo pescoço e o xinga de “filho da puta” diversas vezes. Uma das pessoas presentes diz: “está roubando aí, rapaz”. Enquanto isso, um outro homem saca uma arma, aponta para o garoto e discute com uma moça que gravava a cena na rua. Após ela dizer “Se matar eu vou gravar, porque ele não está armado”, o homem armado retruca: “Você defende ladrão?”. 


O homem armado continua cercando o rapaz, enquanto outro o agarra pelo pescoço. Ele está acompanhado por uma mulher, de vestido, e crianças pequenas. É possível ver sangue no rosto do jovem negro. Ele tenta se desvencilhar do homem que o imobiliza, pede desculpas e sai correndo, perseguido e chutado pelo homem que estava armado. A mulher de vestido grita, pedindo calma, e se coloca em frente do menino, diante da arma, gritando: “para, para!”.


Diante de toda a situação, o repórter que estava gravando o ocorrido questiona novamente a policial que assistiu a tudo sem se mexer. “Vocês servem para quê?”. A policial responde: “Se o senhor falar comigo desse jeito, eu vou te prender”. Os dois discutem e a policial argumenta: “Eu estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura”. Pouco depois, ela avança sobre o jornalista e o vídeo acaba.


O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar determina que é dever dos PMs “atuar onde estiver, mesmo não estando em serviço, para preservar a ordem pública ou prestar socorro, desde que não exista, naquele momento, força de serviço suficiente”.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp