Polícia

Homem é preso suspeito de extrair areia de parque em Camaçari

PM-BA
O crime foi flagrado no Parque das Dunas, em Jauá, na cidade de Camaçari. Além do preso, três suspeitos fugiram.  |   Bnews - Divulgação PM-BA

Publicado em 13/03/2024, às 11h03   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem foi preso acusado de extrair, de forma ilegal, areia do Parque das Dunas, em Jauá, município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O suspeito retirava o material com uma caçamba.

O flagrante aconteceu na noite desta terça-feira (12) e a Polícia Militar afirmou que quatro suspeitos foram encontrados no local. Eles utilizaram pás para facilitar o transporte da areia do parque para o veículo.

Durante a abordagem, três suspeitos conseguiram fugir e somente o homem que dirigia a caçamba foi preso. O motorista foi conduzido à sede da Polícia Federal.

Para extrair areia de locais como esse, são exigidas licenças ambientais e autorizações da Agência Nacional de Mineração (ANM). O Superior Tribunal de Justiça afirmou que a extração de recursos minerais sem a devida autorização acarreta no concurso formal de crimes previstos em código penal.

Os suspeitos podem ser enquadrados no artigo 2º da Lei 8.176/91 (usurpação de bem da União) e o artigo 55 da lei 9.605/98 (extração de recursos minerais sem a permissão legal).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp