Polícia

Homem tem surto psicótico, invade consultório e morre durante abordagem policial

Reprodução/Redes sociais
PM usou spray de pimenta e arma de choque para tentar conter homem em surto psicótico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 06/05/2023, às 14h41 - Atualizado às 19h08   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem, identificado como Rafael Gomes da Silva, de 44 anos, morreu após uma abordagem da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nesta sexta-feira (5). Segundo testemunhas, ele invadiu e destruiu um consultório odontológico localizado na região do Gama.

Inicialmente, segundo informações da corporação, o homem, em surto psicótico, falava coisas desconexas e quebrou diversos bens de um posto de combustível. Assim que a polícia foi acionada, ele correu para uma clínica próxima e quebrou vidraças. Na tentativa de conter o rapaz, policiais chegaram a usar spray de pimenta.

No momento em que o rapaz saiu da clínica, a polícia tentou uma nova abordagem, e foi quando Rafael começou a passar mal e morreu.

“Os policiais tentaram acalmá-lo. Porém, o homem saiu correndo. Os policiais o cercaram e tentaram a imobilização, mas o mesmo estava agressivo e resistente. Foi feito uso de gás e da arma de lançamentos de eletrodos energizados, este último, não teve êxito, pois somente um eletrodo o atingiu, o tornando ineficiente", informou a PM em nota.

A corporação acrescentou que os militares realizaram as manobras de reanimação até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em entrevista à TV Globo, familiares de Rafael contaram que ele era usuário de drogas e há cerca de dois meses havia começado a tomar remédios controlados, por causa dos surtos psicóticos.

A ocorrência foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (Gama), que apura a situação juntamente com a corregedoria da PMDF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp