Justiça

Advogado acusado de matar barbeiro no Imbuí pode perder registro na OAB-BA

Reprodução/Redes Sociais
Autarquia enviou caso ao Tribunal de Ética, que vai decidir se ele perder o direito a advogar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 29/01/2021, às 09h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) encaminhou ao Tribunal de Ética o caso do advogado José Geraldo Lucas Júnior, acusado de matar a tiros o barbeiro Lucas Souza de Araújo, no bairro do Imbuí, em Salvador.

Ainda segundo a autarquia, o papel da OAB Bahia é acompanhar a prisão de advogados e observar se são cumpridas as prerrogativas profissionais, não comentando episódios que não dizem respeito ao exercício da função.

Por isso, neste caso, será feita uma análise da conduta de José Geraldo pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED), com a abertura de um procedimento de idoneidade moral. A análise da conduta do advogado pode levar à perda do direito dele de exercer a profissão.

"Todos nós nos compadecemos diante de episódios como este. Lamentamos muito o que ocorreu e desejamos a todos os familiares e amigos de Lucas, que tenham força para atravessar esse momento, que é certamente muito difícil. Acreditamos que a justiça será feita em todas as instâncias possíveis", afirmou o presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro.

Para garantir mais celeridade aos processos éticos e disciplinares na OAB da Bahia, que por força de lei federal correm em sigilo, o número de turmas julgadoras do TED da OAB-BA foi ampliado em 2019 de cinco para nove. A ação aconteceu para que se tenha mior rapidez nas respostas que a advocacia e a sociedade precisam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp