Polícia

Mais de 30 pessoas em situação de rua denunciam policiais de agredi-los

Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Pessoas em situação de rua teriam sido expulsas pos policiais  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Publicado em 02/11/2023, às 18h59   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) solicitou, na quarta-feira (1º), ao MP-SC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina) a investigação de policiais militares que estão sendo acusados de agredir e expulsar pessoas em situação de rua de Itajaí, no litoral catarinense.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No total, 32 pessoas relataram maus tratos e agressões por parte da PM, relatando que os policiais expulsavam as vítimas das ruas onde estavam. A denúncia foi feita na terça-feira (31), no Balneário Camboriú.

Vídeos nas redes sociais mostram um comboio da Polícia Militar levando as pessoas em fila indiana no meio da madrugada. Em outros vídeos, as pessoas em situação de rua aparecem dizendo que os policiais militares mandavam as pessoas saírem da cidade em direção a qualquer lugar, mas que não voltassem a Itajaí.

De acordo com o 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí, a operação foi "clandestina" e garantiu que abrirá um inquérito para apurar o caso.

Por meio de nota, o MDHC chamou a expulsão das vítimas de "arbitrária" e "violenta". O Ministério ainda reforçou que "o recolhimento forçado de bens e pertences, bem como a remoção ou transporte compulsório da população em situação de rua por agentes de segurança pública, é prática atentatória da dignidade e dos direitos humanos dessas pessoas e passível de configurar diversos crimes".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp