Polícia
Mais de 300 profissionais da segurança pública participaram, entre os dias 17 e 19 de junho, de uma capacitação promovida pelo Governo da Bahia, em Salvador, com foco na atuação durante os festejos do São João 2026. A formação, realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), teve como objetivo preparar as equipes para o atendimento de públicos vulnerabilizados e fortalecer ações de prevenção a violações de direitos.
Formação integra preparação para o São João
A capacitação fez parte das ações preparatórias do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, estratégia coordenada pela SJDH dentro do projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia. A iniciativa reúne órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e da rede de proteção social.
A abertura ocorreu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a participação dos secretários Felipe Freitas, da Justiça e Direitos Humanos, e Marcelo Werner, da Segurança Pública. Durante o evento, foram apresentados resultados do Plantão Integrado entre 2023 e 2026.
Participaram da formação policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos técnicos. As equipes atuarão em cidades como Camaçari, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Castro Alves, além de poderem replicar o conteúdo em outros municípios.
Atendimento humanizado e foco em públicos vulneráveis
A capacitação foi realizada em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas divididas em três turmas. A metodologia incluiu estudos de caso, exposições dialogadas e debates.
Os conteúdos abordaram direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais, além do enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e da promoção da igualdade racial.
O treinamento também incluiu orientações sobre identificação de situações de risco, atendimento humanizado e encaminhamento adequado para a rede de proteção.
Patrulha Inclusiva é destaque na programação
Um dos pontos centrais da formação foi a capacitação da Patrulha Inclusiva, iniciativa da Polícia Militar da Bahia voltada ao atendimento de pessoas com deficiência durante os festejos juninos.
Policiais militares que atuarão na Operação São João receberam treinamento específico sobre atendimento anticapacitista, com foco em acolhimento, comunicação adequada e garantia de direitos.
“A ação integra o planejamento operacional da Corporação para os festejos juninos e reafirma o compromisso da Polícia Militar da Bahia com uma segurança pública cada vez mais humana, acessível e voltada para todos os cidadãos”, afirmou o coronel Magalhães.
Plantão Integrado terá postos de atendimento
A programação também incluiu a apresentação dos protocolos de atuação do Plantão Integrado dos Direitos Humanos. Os postos fixos serão instalados nas cidades participantes para acolher, orientar e encaminhar casos de violação de direitos registrados durante os festejos juninos.
Classificação Indicativa: Livre
Smartwatch top
Imperdível
Super desconto
cinema em casa
Top dos Tops