Manifestação

Após morte de estudante, protesto contra morte de LGBTs é realizado em Salvador

Publicado em 17/07/2016, às 07h53   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Na noite desta sexta-feira (15), o tradicional e boêmio bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi palco de um protesto contra as mortes de pessoas LGBT (Lésbicas, gays,  bissexuais, transexuais e transgêneros). O evento Chega de LGBTfobia foi criado no Facebook depois que o jovem Leonardo Moura, de 29 anos, morreu, no início desta semana, após sair de uma boate voltada para o público LGBT. O psicólogo Gilmaro Mendes, criador do evento na internet, diz que o ato ocorreu em conjunto com cerca de 50 entidades representativas, de forma coletiva.
“A ideia surgiu em um grupo de mães de pessoas LGBT e eu apenas criei o evento. Muita gente começa a pensar nos amigos, filhos, parentes que sofrem e podem sofrer homofobia e estão aqui, porque todo dia tem um caso novo, cada vez mais próximo, como aconteceu com um companheiro meu, que foi vítima de latrocínio, mas foi muito maltratado durante sua morte por ser homossexual”, diz Mendes.
Na orla do Rio Vermelho, em frente à boate onde Leonardo Moura esteve antes de morrer, militantes, intelectuais, artistas e sociedade civil reuniram-se e, com palavras de ordem, disseram não suportar mais o ódio e a discriminação com que os homossexuais são tratados na Bahia e, sobretudo, na capital Salvador.
O Grupo Gay da Bahia, um das entidades envolvidas no evento, diz que, somente este ano, 20 pessoas morreram no estado, com motivações relacionadas à homofobia e ao ódio às pessoas LGBT. A 20ª vítima foi Leonardo Moura, cuja morte ainda não foi elucidada, pois a polícia continua investigando o caso. Apesar disso, a família do rapaz acredita que o crime foi motivado por homofobia.
Outro coletivo que participou do protesto foi o grupo Mães pela Diversidade, composto por mães de pessoas que se enquadram no universo LGBT. 
Após a concentração em frente à boate, centenas de pessoas seguiram em passeata pela orla do Rio Vermelho, até o mercado do peixe, onde encerraram o ato, ao som de tambores.
Matérias relacionadas
Morre jovem homossexual espancado no Rio Vermelho
Polícia diz que testemunhas viram homossexual cair de balaustrada
Publicada originalmente em 16/07 às 10h53.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp