Polícia

Médico-perito é preso em operação da Polícia Federal acusado de fraudes no INSS

Divulgação/PF
O médico-perito já havia sido preso na primeira fase da operação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 04/08/2022, às 13h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um médico-perito do INSS foi preso novamente durante a Operação Pinel III, deflagrada na manhã desta quinta-feira (4), em Salvador. A Polícia Federal (PF) informou que o apontado está envolvido em fraudes previdenciárias.

Ainda de acordo com as investigações, há indícios de que o médico-perito continua manipulando perícias médicas após as ações de persecução penal desencadeadas. O servidor público já havia sido preso, juntamente com outras 10 pessoas, na primeira fase da Operação Pinel, deflagrada no ano de 2019, apontado como líder de grupo criminoso voltado à prática de fraudes em desfavor do INSS, que consiste na simulação de doenças incapacitantes ao trabalho (em sua maioria ligadas a transtornos psicológicos – daí o nome da Operação), assim como no direcionamento e manipulação de perícias-médicas.

O valor do prejuízo apurado com as fraudes supera a ordem de R$ 60 milhões, relativos a mais de 1.000 benefícios previdenciários fraudulentos.

Vale ressaltar que o acusado também foi denunciado pelo Ministério Público Federal, em face das outras fases da operação PINEL, pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, lavagem dinheiro, além de organização criminosa, com penas que, se somadas, ultrapassam 30 anos de prisão.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp