Polícia

Movimento denuncia ataque a povos indígenas por causa de disputa de terras no sul da Bahia

Reprodução/Redes Sociais
Os ataques aos indígenas teriam começado quando foi reivindicada uma fazenda em uma área demarcada, que aguarda homologação da Justiça  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 17/08/2022, às 22h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) denunciou, nesta quarta-feira (17), um ataque promovido por pistoleiros a indígenas do povo Pataxó da Aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, no sul do Estado. De acordo com o grupo, eles agem a mando de fazendeiros da região desde que foi reivindicada uma fazenda em uma área demarcada, que aguarda homologação do Ministério da Justiça. O local fica na divisa da reserva Monte Pascoal.

Segundo o Movimento, aproximadamente 200 pessoas de diversas comunidades ao redor do Parque estão cercadas, em uma área próxima à fazenda Brasília, local reivindicado pelo povo Pataxó. Pelas imagens disponibilizadas nas redes sociais é possível ouvir os tiros, que estão sendo disparados próximos a uma escola da região.

Procurada pela Redação do BNews, a Prefeitura de Porto Seguro afirmou que a questão "não é de competência da gestão municipal". "Quem trata das aldeias, de demandas dos indígenas, é a Justiça, a Polícia Federal, a Funai. Não é uma competência da Prefeitura de Porto Seguro (...) ", alegou Cezar Aguiar, secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura, ao afirmar que se trata de uma situação "judicial" e que precisa de acompahamento da Polícia Militar.

Já a Polícia Militar informou que a unidade responsável pelo policiamento na região, a 7ª CIPM, ainda não constatou o fato. Ainda segundo a corporação, a área é de difícil acesso e não possui sinal de internet.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp