Polícia

Mulher acusa loja de racismo após ser seguida por funcionários e ter sacola de compras revirada; vídeo

Reprodução/Redes Sociais
Caso é investigado como injúria e racismo pela Polícia Civil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 02/02/2024, às 07h41


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher negra foi seguida por funcionários e teve a sacola de compras revirada, no Shopping Tucuruvi, em São Paulo, na terça-feira (30). Mirian Guedes acusa a loja Daiso Japan de racismo. O vídeo da abordagem foi gravado por ela e postado nas redes sociais (veja abaixo).

“Fui comprar um presente para a minha irmã. Fiquei dentro da loja um bom tempo escolhendo os produtos. Fiquei com os itens na mão. Nisso, uma colaboradora me ofereceu um cesto. Eu coloquei tudo dentro do cesto, continuei lá, fui pro caixa pagar. Demorei um bom tempo pra pagar, porque o cartão não leu. Paguei, fui embora”, contou a mulher ao g1.

No vídeo feito pela cliente, os funcionários a seguem no shopping e pedem a sacolinha com compras feitas na loja. Na sequência, os dois conferem os produtos da cliente com a nota fiscal em mãos.

“Quando eu estou no segundo piso do shopping, a mesma colaboradora que me ofereceu o cesto passa por mim. E ela fala assim pra mim: 'eu acho que a senhora, por engano, colocou alguma coisa na sua bolsa'. Não entendi muito bem, e falei: ‘Você quer olhar a sacola?’ Ela falou: ‘sim’”, lembra.

“Quando ela terminou [a checagem] eu falei: ‘Tá tudo ok?’. Aí ela: 'Está'. Eu falei que queria devolver a compra, que queria meu dinheiro de volta”. Então, ela diz que o segurança falou que viu nas câmeras que eu estaria colocando as coisas na bolsa”, detalhou.

O caso foi registrado na polícia como calúnia, injúria e preconceito de raça ou cor. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que duas mulheres, de 35 e 25 anos, e um homem, de 33, foram conduzidos até o 73°DP (Jaçanã) na tarde da quarta-feira (30) após um desentendimento em uma loja do shopping.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp