Polícia

A Ninfeta denuncia transfobia em bar no Porto da Barra e agressão por policiais militares; assista

Reprodução/Vídeo
Caso aconteceu na madrugada de ontem para hoje  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 08/04/2022, às 23h28   Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A cantora, compositora e atriz Nathalia Araújo, também conhecida como A Ninfeta, contou que viveu um episódio de transfobia e de agressão física por parte de funcionários do Restaurante Portal do Mar, localizado no Porto da Barra, em Salvador, e também de policiais militares. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (8).

Através de um vídeo publicado no seu perfil do Instagram, ela relatou o caso e contou mais detalhes da situação em entrevista ao BNews. Tudo começou quando uma amiga travesti, com quem estava, havia ido ao banheiro e, ao retornar, foi ofendida por um garçom do estabelecimento.

"Chamou ela de desgraça, dizendo que precisava pagar 5 reais para entrar lá, e ela começou a questionar", contou Nathalia. Ela falou que estava do outro lado da rua e, ao presenciar o episódio, atravessou para defender a amiga. Foi quando outros funcionários do bar teriam se aproximado com barras de ferro para tentar agredí-las com mais gravidade.

Porém, não parou por aí. Ela relatou ainda que, no momento, o proprietário do bar teria ligado para a Polícia Militar a fim de tentar culpabilizar a dupla pelo ocorrido. Ao chegarem no local, policiais militares abordaram ambas de maneira agressiva. Nathalia contou que foi agredida pelos integrantes da corporação. "Já chegaram me agredindo, pedindo para colocar as mãos para cima", relembrou, acrescentando que tomou tapas e socos no rosto.

Ainda segundo a cantora, não havia nenhuma policial feminina, o que tornou a situação ainda mais grave. Ela ressaltou que os policiais só terminaram as agressões quando contou que tinha familiares na PM e também na Polícia Civil. "Em nenhum momento revistaram o dono e os funcionários que vieram com as barras de ferro", lamentou.

Depois do ocorrido, Nathalia, abalada com a situação, foi para casa e decidiu fazer o boletim de ocorrência na delegacia apenas na noite de hoje, justamente quando a reportagem entrou em contato com ela. "Inicialmente, o que tinha sido falado é que a delegada não estava, e por isso eu não conseguiria fazer porque precisaria da assinatura dela para fazer o corpo de delito no IML, mas já foi resolvido. Ligaram para a moça que me acompanhou e pediram para aguardar, porque o delegado da central de flagrantes estaria assinando e enviando para cá por e-mail essa confirmação para eu fazer", adicionou.

Nathalia lembrou ainda que o boletim de ocorrência que estava fazendo era referente à agressão dos funcionários do restaurante, e que a conduta dos policiais só poderia ser denunciada na corregedoria.

Recentemente, a cantora e atriz participou do podcast Mic Aberto, da BNews TV. Na ocasião, ela fez diversos relatos de sua vida, incluindo outros casos de transfobia.

A reportagem do BNews tentou contato com o Restaurante Portal do Mar, mas um funcionário que atendeu a ligação informou que o proprietário não se encontrava e aconselhou que tentasse novamente apenas na segunda-feira.

Em nota enviada ao BNews, a Polícia Militar informou que a 11ª CIPM foi acionada para atender a uma denúncia através de telefone funcional sobre uma briga generalizada em um restaurante no Porto da Barra. O órgão prosseguiu, dizendo que uma guarnição que estava nas proximidades percebeu pessoas "em vias de fato" e, por isso, os policiais interviram "de forma enérgica e preventiva para salvaguardar a vida das pessoas envolvidas, evitando assim o agravamento da situação".

Ainda de acordo com a Polícia, após o ocorrido, as pessoas se dispersaram em sentidos diferentes sem que fosse possível identificar os envolvidos e ninguém foi conduzido à delegacia. "Posteriormente, uma das pessoas envolvidas manteve contato com a guarnição de forma harmônica, agradecendo a ação policial", concluiu a PM.

Confira o vídeo em que Nathalia denuncia o caso:

Vídeo após fazer o boletim de ocorrência:

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp