Polícia
por Cadastrado por Tácio Caldas
Publicado em 14/08/2024, às 15h08 - Atualizado às 15h15
Uma operação conjunta feita em Porto Seguro, no sul da Bahia, prendeu oito suspeitos de estarem envolvidos em um esquema de venda de licenças ambientais. Elas foram alvo da "Operação Derrocada", que cumpriu mandados de busca e apreensão em algumas residências e endereços comerciais de 12 pessoas. O grupo agia mediante pagamento de propina para construção de empreendimentos imobiliários na cidade baiana.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
Essa ação foi uma iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), e da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Entre os órgãos ligados à SSP-BA estavam o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA). Além delas, a Gaeco do Espírito Santo também participou da operação.
Ver essa foto no Instagram
DETALHES
De acordo com as investigações realizadas pela Gaeco Sul, esse grupo criminoso atuava na região há anos e tinha vínculo com a Prefeitura de Porto Seguro. Alguns dos integrantes desse grupo seriam servidores públicos do município e se utilizavam dessa função para solicitar ou receber, direta ou indiretamente, vantagens indevidas. Ainda segundo a Gaeco Sul, há registros de situações de extorsão e pagamento de propinas por parte de empresários para a concessão das referidas licenças.
Dentro da gestão municipal, o grupo criminoso efetuava lavagens dos valores pagos. Essas ações eram por meio de dissimulação ou ocultação das quantias recebidas, o que gerava um prejuízo para os cofres públicos. Isso porque o valor declarado, quando da venda de terrenos, era menor do que o valor real recebido devido às condutas ilícitas praticadas pelos suspeitos.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato