Polícia

Conheça os baianos que participaram de ato terrorista que deixou rastro de destruição em Brasília

Montagem BNews
Dois dos baianos que participaram de ato terrorista foram detidos em Brasília  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 11/01/2023, às 12h45   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Milhares de bolsonaristas radicais invadiram e depredaram no último domingo (8) o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília. Quatro baianos que participaram da marcha golpista e da invasão às sedes dos Três Poderes já foram identificados. Dois deles foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal (PF), onde prestaram esclarecimentos.

O governo do Distrito Federal divulgou uma lista com o nome das pessoas que depois da oitiva foram presas e encaminhadas para o sistema prisional. Até às 11h desta quarta-feira (11), 763 nomes constavam no documento. Nenhum baiano descrito abaixo aparece na listagem. Procurada, a Polícia Federal afirmou que "não fornece dados dos investigados ou informação relacionada a eventuais investigações criminais".

Pâmela Bório (participou de marcha)

Uma das pessoas que participaram da marcha que antecedeu os atentados é Pâmela Monique Cardoso Bório, de 39 anos. A baiana de Senhor do Bonfim, no centro-norte do estado, é formada em jornalismo e multimeios pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Na área, atuou como repórter da TV São Francisco, afiliada da Rede Globo na Bahia e da TV Tambaú, afiliada do SBT em Pernambuco. Além disso, ela é ex-primeira-dama da Paraíba, já que foi casada com o ex-governador Ricardo Coutinho, com quem tem um filho. Hoje, Bório é suplente do cargo de deputado federal pelo PSC.

João Alcides (detido no QG em Brasília)

João Alcides Reis de Freitas, 60 anos, é radialista e mora em Eunápolis, no sul do estado. Em 2020, ele participou das eleições municipais concorrendo ao cargo de vereador. No final da corrida eleitoral, obteve apenas 121 votos, o que não foi o suficiente para elegê-lo. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou ser natural de Serra Preta, no centro-norte baiano. Em seu perfil no Facebook, João Alcides publica conteúdos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Priscilla Ramos (detida no QG em Brasília)

Priscilla Ramos de Jesus Santos, de 33 anos, é comerciante e natural de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Ela já trabalhou como assistente de comunicação na prefeitura da cidade, mas está desempregada há dois anos, de acordo com o site Radar News. Em 2019, a bolsonarista prestou uma queixa sobre uma suposta ameaça que recebeu de um homem a mando de uma ex-primeira-dama, que seria secretária de Governo e Comunicação da cidade.

Adriano Castro (participou de marcha)

O ex-BBB Adriano Castro é natural de Salvador e tem 54 anos. Ele participou da primeira edição do programa e foi o responsável por apelidar a então berlinda — dinâmica de eleição do reality — de “Paredão”. O artista plástico e influenciador digital gravou uma live no domingo de quase quatro horas. Ele foi visto andando da porta do quartel-general do Exército até a Praça dos Três Poderes. O conteúdo foi deletado. Após a repercussão da invasão, o soteropolitano garantiu que não incentivava "baderna, terrorismo, quebra-quebra" e que apenas acompanhou a marcha desde a sua saída até o Congresso Nacional. “A marcha pacífica, tranquila e sem problema algum", ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp