Polícia

Ouça relato de jovem atacada por motorista por aplicativo em Salvador: ‘só lembro dele em cima de mim’

Reprodução / Google Street View
O crime ocorreu nas imediações da Avenida Paralela.  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View

Publicado em 13/11/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h02   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A jovem atacada por um motorista por aplicativo, na madrugada deste domingo (12), em Salvador, relatou o momento de terror que viveu após despertar e ver o estranho sem roupa em cima dela. Ela estava em uma festa de formatura no Horto Florestal e solicitou a viagem para voltar para casa, no bairro de São Marcos. O crime ocorreu nas imediações da Avenida Paralela.

“Na hora de ir embora, minha amiga pediu Uber para mim. Eu não lembro direito o que aconteceu. Eu só lembro que eu vi ele... Eu só lembro dele em cima de mim. Só. Em cima de mim... E aí, eu ficava tentando tirar ele de cima de mim. Aí, eu consegui abrir a porta e gritar”, diz a jovem que tentou se livrar do suspeito que está foragido.

Depois, o homem ainda tentou fugir e levou todos os pertences da vítma. “Aí, ele passou para o banco da frente e arrastou o carro. Aí, eu como tava metade pra dentro do carro e minhas pernas estavam pra fora, porque eu estava tentando puxar minha bolsa. Aí, ele puxou minha bolsa de volta e andou com o carro. Aí, eu arranhei a minha perna e... Eu caí no chão. Aí quando eu caí, eu fui andando até o metrô. Aí lá no metrô, estava fechado, estava trancado ainda. Aí eu bati, pedi ajuda. Aí veio um homem para me ajudar”, recorda.

Ainda segundo relato da vítima, ela foi levada para uma unidade de saúde por funcionários do metrô.  me levaram ao médico. Aí chegou lá, eu fui medicada e eu estava descalça, eu estava sem identidade, estava sem celular, estava sem nada. Só com a roupa do corpo, ficou tudo no carro.

O caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas.

O que diz a Uber
Sobre o ocorrido, a assessoria da plataforma Uber informou que “considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência”. Além disso, destacou que o motorista teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

Leia a nota na íntegra:
A Uber considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações. A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito. A empresa também lançou uma campanha educativa de combate ao assédio em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero, que já foi disponibilizado para a usuária.

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, gravação de vídeo, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp