Polícia

Pedido de massagens e ida à casinha: como Padre Airton atraía vítimas

Reprodução/TV Globo
Padre Airton está preso e internado em estado grave num hospital no Recife  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 25/07/2023, às 16h13


FacebookTwitterWhatsApp

Das cinco pessoas que denunciaram os abusos do Padre Airton, criador da Fundação Terra, três foram ouvidas pelo g1 e pela TV Globo. Em todas as versões, as vítimas contaram que eram levadas para a "casinha" onde o religioso dormia, e afirmaram, ainda, que uma massagem precedia os abusos que teriam sido praticados por ele e por funcionários.

A defesa do padre nega as acusações. O religioso está preso preventivamente e internado em estado grave num hospital no Recife, com "princípio de acidente vascular cerebral (AVC)". As vítimas que comentaram sobre os abusos foram Silvia Tavares, a primeira a levar o caso a público; uma mulher que não quis se identificar e que diz ter sido abusada um ano e meio antes da denúncia de Silvia; e um homem, que também não quis se identificar, que é ex-funcionário do padre.

“Pedia que as pessoas fossem à "casinha", um casebre com telhado de palha onde ele dormia. Ela fica na Fazenda Malhada, onde fica um complexo da Fundação Terra onde eram realizados retiros espirituais”, conta uma das vítimas.

Em dois dos casos, o de Silvia Tavares e da mulher que não quis se identificar, havia funcionários do padre dentro da casinha. No primeiro caso citado, o padre teria mandado o motorista Jailson Leonardo da Silva, que está foragido, estuprar Silvia Tavares.

No caso do homem, ele diz que, por ter sido funcionário de Padre Airton, os abusos e tentativas duraram muito tempo. Em uma ocasião, ele afirma ter sido dopado pelo religioso, e ter acordado só de cueca numa cadeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp