Polícia

PF deflagra operação contra mineração ilegal na Bahia; mandados são cumpridos na capital

PF / Divulgação
Bnews - Divulgação PF / Divulgação

Publicado em 17/01/2024, às 06h42 - Atualizado às 10h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Gameleira, que investiga um grupo criminoso responsável por mineração ilega em três municípios baianos, Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos. 

O grupo também é investigado por comenter usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros.

Desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 policiais cumprem mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional (INTERPOL) e mandados de busca e apreensão, nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos e Petrolina (PE).

Na capital baiana, os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão. Um deles ocorreu na Rua Banco dos Ingleses, no bairro do Campo Grande.

De acordo com a PF, as investigações revelaram que os proprietários de uma fazenda, em Jaguarari, local com diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde na propriedade rural por garimpeiros da região, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental, mediante o pagamento de valores. 

Em seguida, ainda segundo a polícia, o mineral era exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres. Os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp