Polícia

PM é preso com câmera e escuta para fraudar concurso da Polícia Civil

Reprodução/Instagram
Policial militar foi flagrado por fiscal do concurso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 04/12/2023, às 14h01 - Atualizado às 14h01   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Um policial militar de 33 anos foi preso após ser flagrado com uma câmera e uma escuta escondidas durante a prova para um concurso de peritos da Polícia Civil de São Paulo, ocorrida no domingo (3). Ele foi preso na região da Liberdade, na capital paulista.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Allan Faquini Braga, que é soldado do 49º Batalhão da PM, na zona oeste paulistana, foi afastado das atividades e teve sua arma de fogo recolhida. Em depoimento à Polícia Civil, um fiscal afirmou que um candidato disse ter ouvido som de rádio no primeiro período de prova, pela manhã.

O rapaz estava sentado atrás Allan. Inicialmente, os fiscais acreditaram que o ruído poderia ser do ar condicionado. Já no início da tarde, foi ouvido um som "sutil" de rádio, mas com origem ainda desconhecida.

Após o período mínimo de permanência na sala, parte dos concurseiros concluíram o exame, restando apenas o soldado da PM e outros poucos candidatos. Foi quando uma fiscal ouviu novamente o som de rádio e teve certeza de que ele vinha de Allan. Ela, então, pediu apoio.

O soldado, já fora da sala, foi abordado por policiais civis, e submetido a um detector de metal, que acusou a presença de dispositivos no PM.

Em revista, foram encontradas uma câmera na região do tórax do PM, um dispositivo com entrada de pen-drive na cintura e outro equipamento acoplado na gola de trás da camisa, de onde vinha o "som de rádio".

O PM foi preso em flagrante por associação criminosa e fraude em concurso público. O celular dele foi apreendido e a quebra do sigilo do aparelho solicitada à Justiça, para que a polícia possa identificar outros envolvidos no esquema de fraude em concursos.

O PM será investigado em um processo administrativo instaurado pela 1ª Delegacia Seccional.

O caso ocorreu uma semana após Nadine Novello Conde Carlos, filha de um policial civil, tentar fraudar a prova de investigador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp