Polícia

PMs ligados ao ‘Jogo do Bicho’ são presos em operação que mirou deputado baiano

Divulgação/SSP-BA
Os PMs, que não tiveram os nomes divulgados, são lotados em unidades na capital e em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 07/12/2023, às 11h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Três policiais militares, integrantes de uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente de atividades como agiotagem, extorsão e receptação qualificada ligadas ao 'Jogo do Bicho', foram detidos durante a 'Operação El Patron', realizada nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Brejões, Cabuçu e São Sebastião do Passé, na manhã desta quinta-feira (7).

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), a participação de dois soldados e um subtenente, lotados em unidades na capital e em Feira de Santana, com o referido grupo criminoso, conhecido por sua estrutura robusta e atuação sofisticada, foi identificada por meio de informações fornecidas pela Receita Federal.

A pasta diz ainda que os militares são apontados como o braço armado da organização, encarregados de realizar cobranças violentas e ameaças graves para obtenção de valores indevidos provenientes de atividades de jogos e empréstimos com juros excessivos.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram encontrados uma mala contendo tabletes de cocaína, duas pistolas calibres 9 milímetros e .40, sete carregadores, 81 munições, um notebook, documentos e uma balança.

Os policiais militares serão transferidos para custódia no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq) da PM, em Lauro de Freitas, onde serão interrogados e o processo de execução dos mandados será concluído.
A ação coordenada envolveu equipes da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP (Coger), da Polícia Federal (PF), Receita Federal e Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Deputado

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) também foi alvo da Polícia Federal. Ele está sendo apontado como chefe do esquema. Com atuação nas cidades de Feira de Santana e Milagres, o parlamentar acumula mais de 40 mil seguidores no Instagram e compartilha com seguidores uma rotina de entregas de obras e reuniões políticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp