Política

Entenda como será a votação deste domingo (17)

Publicado em 17/04/2016, às 11h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Para quem não sabe como será a votação até chegar ao veredito se a presidente Dilma Rousseff vai sofrer o impeachment ou não, o Bocão News mostra passo a passo do processo. Veja:

1. A sessão começa às 14h. Antes dos deputados votarem, o relator Jovair Arantes terá a palavra por 25 minutos.
2. Os líderes partidários poderão usar a palavra. O tempo varia de 3 a 10 minutos, de acordo com o tamanho da bancada, além de mais um minuto para orientação do voto dos deputados da legenda.
3. A votação é por chamada nominal. A ordem começará com deputados do Norte e será feita alternância entre parlamentares do Norte e do Sul. Dentro de cada estado, a ordem de chamada é alfabética.
4. Cunha vai decidir na hora se sai da Presidência para votar na chamada dos deputados do Rio ou se votará por último. 
5. Cada um dos deputados é chamado ao microfone para anunciar seu voto. Eles se levantam, vão ao microfone e respondem "sim" (aprovação), "não" (rejeição) ou "abstenção".
6. Cada deputado deve gastar, em média, 30 segundos para votar, contando deslocamentos e pequenos discursos. Não haverá encaminhamento de votação nem questões de ordem nesse período.
7. Os votos serão registrados por quatro secretários posicionados na Mesa, próximos do presidente Eduardo Cunha. Um registra os votos "sim", outro os "não", o terceiro registra as abstenções, e o quarto, os deputados ausentes.
8. Quando o deputado anunciar seu voto, o secretário do voto correspondente diz em voz alta o nome do deputado, o voto e quantos votos daquele já existem.
9. Terminada a chamada dos 513, faz-se uma segunda chamada dos que estavam ausentes na primeira.
10. Com 342 votos "sim" (2/3 dos 513 deputados), o parecer é aprovado e é autorizada instauração de processo de impeachment da presidente da República. Caberá ao Senado decidir se processa e julga a presidente.
11. Se não alcançar 342 votos, o parecer pró-impeachment é arquivado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp