Polícia

Polícia apreende pipas após denúncias de apologia ao nazismo

Divulgação
Gerente do comércio alegou receber pipas em caixa fechada do fabricante e que não sabia o significado do desenho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/11/2022, às 19h17   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Pipas com desenhos que lembram suásticas, um dos símbolos de apologia ao nazismo, foram apreendidas nesta quinta-feira (10) em um comércio na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

O caso foi confirmado após a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade receber a denúncia. Uma senhora contou ter visto os produtos no estabelecimento no dia anterior e avisou o gerente de que se tratava de um símbolo nazista.

O gerente do estabelecimento chegou a ser levado à delegacia, mas foi ouvido e liberado. "Mas ele teria dito que era preferível ter aquela pipa do que ter algo relacionado ao Lula ou ao PT. Por conta disso, ela entrou em contato com a OAB e nós fomos ao estabelecimento na quinta-feira", afirmou o presidente da comissão, Hugo Bruzi.

Ainda conforme o advogado, a comissão encontrou as pipas na entrada do comércio e questionou o gerente sobre a venda dos produtos. "Ele disse que não sabia do que se tratava, desconversou o que a cliente tinha dito, negou que tinha falado aquilo e alegou que as pipas chegaram todas em um lote", relata.

À equipe policial, o homem alegou que recebe as pipas em uma caixa fechada do fabricante, sem escolher as estampas, e que não sabia o significado do desenho. Na avaliação da delegada, não foram preenchidos os requisitos de flagrante delito e o gerente foi liberado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp