Polícia

Polícia Civil da Bahia tem mudanças na estrutura; saiba o que muda

Divulgação / Ascom-PC
A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito pontua o significado desta nova fase da Polícia Civil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom-PC
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 15/07/2023, às 09h44


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil da Bahia terá algumas mudanças na sua estrutura. Novos diretores e coordenadores foram nomeados e departamentos e coordenações instituídas. As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta (12) e quinta-feira (13). A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito pontua o significado desta nova fase da Polícia Civil.  

“A reestruturação da Polícia Civil tem grande abrangência e vai além de novas unidades, delegacias e outros equipamentos. São novos conceitos e estratégias que estão presentes em cada passo de uma das maiores transformações da história desta instituição bicentenária”, afirmou. 

Para o combate ao tráfico de entorpecentes foi instituído o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), liderado pelo delegado José Alves Bezerra Júnior. O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) tem como diretora a delegada Patrícia Barreto Oliveira.  

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) foi substituído pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), que tem a frente o delegado Thomas Victor Rodrigues Galdino.  

O Draco ganhou novo formato. Agora é o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, que tem à frente a delegada Márcia Pereira dos Santos. A COE também mudou. A Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) tem à frente o delegado Marcos Cezar. Já a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), continua com a mesma nomenclatura e a diretora continuará sendo a delegada Francineide Moura de Oliveira.  

 A rede operacional também passa a contar com a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), liderada pelo delegado Artur Fernando Guimarães. Sobre as questões fundiárias, foi instituída a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), liderada pela delegada Giovanna de Andrade Bomfim.  

Mais mudanças - Entre os órgãos de suporte operacional e administrativo está o Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE), liderado pelo delegado Omar Andrade Leal. Também o Departamento de Gestão Tecnológica, Telecomunicações e Inovação (DTIT), liderado por Leandro Sady Rodrigues. O Departamento de Gestão de Pessoas, Saúde e Valorização Profissional da Polícia Civil (DPSV), liderado pela delegada Bárbara Santos Lima, e a diretoria de Saúde do DPSV, pelo psicólogo Gessé de Souza Silva.  

O Departamento de Planejamento, Administração e Finanças (Depaf), segue com o mesmo diretor, delegado Cristiano Marcos Pitangueira Mangueira. Aliado ao Depaf foi instituído o Departamento de Infraestrutura e Logística (Dilog), que tem à frente Laura Maria Moura.

Ainda na administração foi instituída a Coordenação de Controle Interno (CCI), liderada por Andreza Caroline do Amaral. Outras estruturas ainda serão anunciadas, que irão impactar diretamente na melhoria do atendimento a população baiana.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp