Polícia

Polícia Civil identifica motorista de Uber suspeito de sequestrar mulher em Salvador; confira

Foto de Viktor Bystrov na Unsplash
Suspeito, porém, segue foragido da polícia desde o último domingo  |   Bnews - Divulgação Foto de Viktor Bystrov na Unsplash

Publicado em 26/10/2023, às 20h49 - Atualizado em 27/10/2023, às 17h14   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil afirmou, na tarde desta quinta-feira (26), que já tem um indicativo sobre um possível suspeito de cancelar as corridas, mostrar uma arma e anunciar o sequestro, obrigando as vítimas a fazer transferências via Pix. Ao menos quatro mulheres denunciaram o motorista por aplicativo e, uma delas, que preferiu não se identificar, relatou que foi roubada e sequestrada no último domingo (22), na Pituba.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista para a TV Bahia, uma das vítimas disse que ficou refém do criminoso no último final de semana, e que no aplicativo, o homem se apresenta pelo nome de Silvino, conduzindo um carro modelo Onix de cor branca e placa PBN7D10. 

De acordo com a Polícia, as investigações continuam para prender o autor e as câmeras de vigilância auxiliaram na identificação do veículo utilizado para praticar o crime. Informações enviadas por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no 181, poderão auxiliar na localização do homem. 

Por meio de nota enviada ao BNews, a Uber declarou que desativou a conta do motorista assim que a empresa tomou conhecimento do crime. Além disso, afirmou estar à disposição para auxiliar nas investigações. Confira a nota na íntegra:

"A Uber lamenta que cidadãos que desejam apenas se deslocar sejam vítimas da violência que permeia nossa sociedade. Esperamos que as autoridades possam identificar e responsabilizar o autor dos atos criminosos. A empresa permanece à disposição para auxiliar no curso das investigações, nos termos da lei. A conta do motorista parceiro utilizada foi desativada assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros.

Durante a viagem, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne funções de segurança da plataforma. O recurso, permite que usuários e motoristas parceiros possam compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem, além de oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, Maranhão e no Pará, esse recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. O projeto reproduz uma integração que a Uber já faz com os serviços de atendimento a emergências em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos, além de diversos estados no México, África do Sul e Canadá.

Além disso, todos os parceiros cadastrados na Uber passam por uma checagem de apontamentos criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos para cadastramento na plataforma, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país, em tempo real, em busca de apontamentos de crimes que possam ter sido cometidos. A Uber também realiza rechecagens periódicas dos motoristas parceiros já aprovados pelo menos uma vez a cada 12 meses".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp