Polícia

Polícia Militar reforça policiamento ordinário nas ciclovias de Salvador

Vitor Barreto
Os policiais da Ronda Ciclística atuam em trio, percorrendo pequenas distâncias por meio das ciclovias  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto

Publicado em 27/02/2022, às 21h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem costuma utilizar as ciclovias, principalmente as mais movimentadas de Salvador, já deve ter visto um trio de policiais com roupas mais confortáveis do que as habituais fardas da PM, sobre duas rodas. Eles integram a Ronda Ciclística, unidade vinculada ao Comando de Operações Policiais da PM, disponibilizada para reforçar o patrulhamento ordinário nos locais onde há maior concentração de ciclistas.

Os policiais da Ronda Ciclística atuam em trio, percorrendo pequenas distâncias por meio das ciclovias, iniciativa que visa a aumentar a segurança de quem adotou o pedal como esporte ou como meio de transporte.

“É uma unidade que atua em reforço ao policiamento ordinário realizado no bairro. Os trios são divididos para a cobertura de pequenas regiões para fazer com que a circulação seja constante e atinja maior parte da ciclovia”, afirma o capitão Márcio Pitangueira, coordenador de Operações de Serviços Extraordinários do COPPM.

Matérias relacionadas:

Ainda segundo o capitão, a atuação da unidade leva em conta os horários e locais com maior movimento de ciclistas. Entre os locais de reforço estão a ciclovia do metrô e a parte da orla marítima que vai da Barra a Piatã. Além das convencionais, a Ronda Ciclística também dispõe de bicicletas semielétricas, veículo híbrido que oferece mais conforto, já que tem o motor estimulado através do movimento do pedal.

Bike Segura

Além da Ronda Ciclística, o COPPM também disponibiliza o acompanhamento das unidades ordinárias aos grupos e eventos realizados pelos ciclistas. Para tanto, basta entrar em contato com a unidade da PM e solicitar.

A iniciativa faz parte das ações do Bike Segura, projeto da Secretaria da Segurança Pública que estabeleceu uma série de providências voltadas para a prevenção de crimes e aumento da segurança nas ciclovias.

A SSP também passou a disponibilizar uma mesa de atendimento exclusiva no 190 para recepcionar informações sobre furtos e roubos de bicicletas. Com isso, se uma pessoa for vítima deste tipo de crime, antes mesmo de registrar o boletim de ocorrência, pode comunicar à polícia, auxiliando nas buscas realizadas pelas unidades operacionais nas ruas.

Câmeras de videomonitoramento também foram direcionadas às ciclovias de Salvador, iniciativa que visa a identificar com mais agilidade os autores deste tipo de crime, bem como de prevenir essas ações.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp