Polícia

Após tentativa de rebelião, gestor libera visita sem revista na Lemos de Brito

Publicado em 05/06/2015, às 17h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma tentativa de rebelião movimentou a Penitenciária Lemos de Brito, na Mata Escura, na manhã desta sexta-feira (5). De acordo com informações de agentes prisionais da unidade, a confusão teve início quando o superintendente de gestão prisional de prenome Júlio César liberou o acesso de visitantes ao pátio - sem revista - após uma tentativa de motim na ala feminina.

A visita estava sendo barrada por causa do estado de greve dos agentes penitenciários que, desde o dia 27 de maio, operam com 30% do efetivo em todo o Estado. 

Em contato com o Bocão News, agentes relataram que a entrada dos visitantes foi liberada com auxílio do Batalhão de Choque, que formou um corredor polonês para impedir a intervenção dos servidores prisionais.

"O superintendente autorizou de forma irresponsável a entrada no pátio sem a revista pessoal, nem a revista dos pertences. É o cúmulo da irresponsabilidade", lamentou um dos agentes em conversa com o site. Ainda segundo ele, "toneladas de produtos" chegaram até os presos nesta sexta-feira.  

Estopim

Informadas que não receberiam visita de familiares e companheiros, as presas tentaram quebrar os cadeados das celas em uma tentativa de motim, o que teria causado a determinação ‘flexível’ do superintendente. O princípio de rebelião, no entanto, fez com que a ala feminina seguisse sem as visitas. Porém, uma diretora da penitenciária teria entregue pessoalmente os produtos levados pelo visitantes até as detentas - também sem revista.

Apesar da confusão de hoje e do risco iminente, a administração informou aos agentes que o mesmo procedimento será realizado no final de semana. Em greve por tempo indeterminado, os agentes penitenciários criticam a falta de diálogo do Secretário Nestor Duarte, que já faltou a duas assembleias de negociação. "Falta de respeito!", desabafou o agente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp