Polícia

Baralho do crime: ‘10 de ouro’ é responsável por 26 homicídios

Divulgação
Bandido foi preso em companhia do ladrão de bancos Evanildo da Silva  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/02/2013, às 06h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Washington David Santos da Silva, o “Boca Mole” ou “Chupa”, de 27 anos, confirmado como autor de 26 homicídios, entre maio de 2011 e janeiro deste ano, nos bairros da Jaqueira do Carneiro, da Capelinha de São Caetano e adjacências, foi apresentado, nesta terça-feira (19), durante coletiva à imprensa, no prédio da Polícia Civil, na Piedade, pelas delegadas Heloísa Campos, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e Rogéria Araújo, titular da 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).

Integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no qual estampava a carta 10 de Ouro, “Boca Mole” portava uma metralhadora Bereta, calibre 9 mm, de fabricação italiana, e um carregador com 19 projéteis, quando foi avistado, no sábado (16), por investigadores da 4ª DT, na companhia do ladrão de bancos Evanildo da Silva, o “Gigante”. A dupla estava a bordo do veículo Ágile, branco, placa original NZL - 4248, roubado no dia 16 de janeiro, entregando drogas em pontos de venda localizados entre Cajazeiras e São Caetano.


No interior do carro, que apresentava placas adulteradas, os policiais encontraram, além da arma, uma balança de precisão e um saco com aproximadamente um quilo de maconha. A dupla não esboçou qualquer reação à prisão, mas Boca Mole chegou a oferecer R$ 100 mil aos policiais em troca da liberdade dele e do comparsa. A titular da DT/São Caetano, delegada Rogéria Araújo, afirmou que Boca Mole é também investigado por mais de 40 mortes, a maioria ligada ao tráfico de drogas naquela região da cidade, a qual é dominada por sua quadrilha.

ROUBO A BANCOS

Além do controle na distribuição de droga, Boca Mole está envolvido também com quadrilhas de roubo de veículos e de roubo a bancos. Segundo a delegada, o criminoso é investigado há mais de um ano e, em algumas ocasiões, esteve bem perto de ser preso. “Em 2011, investigadores da 4ª DT apreenderam uma metralhadora, carros roubados e 150 quilos de maconha em uma residência alugada, por ele, num condomínio de luxo, em Itapuã”, recorda ela.

A delegada disse ainda que, nos últimos meses, as investigações da DT/São Caetano levaram importantes integrantes da quadrilha de Boca Mole à prisão, o que contribuiu para o esclarecimento de uma série de delitos ocorridos na região. “Obtivemos informações importantes sobre crimes cometidos na Jaqueira e na Capelinha, os quais, segundo os interrogados, eram encomendados por Washington ou contavam com sua presença e participação”, revela Rogéria.

Com três mandados de prisão preventiva em aberto, Boca Mole foi autuado em flagrante pelo delegado Geraldo Roberto Souza da Silva, da 4ª DT, por receptação de veículo, porte ilegal de arma de uso restrito e tráfico de drogas. Tendo se apresentado com um documento falso em nome de Jonas Gomes Ferreira, Gigante tem um mandado de prisão em aberto por assalto a banco e foi autuado nos mesmos delitos do comparsa.

*Com informações da ASCOM da Polícia Civil

Publicada no dia 19 de fevereiro de 2013, às 15h14


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp