Polícia

Policiais disfarçados prendem 13 candidatos colando em concurso público; grupo cobrava até R$ 10 mil por gabarito

Divulgação/PC-PA
Candidatos de concurso público estavam com minicelulares escondidos nas partes íntimas, roupas e calçados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PC-PA

Publicado em 17/03/2025, às 12h33   Victória Valentina



Uma operação deflagrada pela Polícia Civil prendeu 13 pessoas em flagrante durante a realização de um concurso público em Belém e Castanhal, no Pará, neste domingo (16). A prisão foi efetuada por policiais disfarçados.

De acordo com a corporação, alguns dos candidatos foram flagrados com minicelulares e relógios digitais escondidos de forma estratégica nas roupas, partes íntimas e calçados. Eles devem responder por tentativa de fraude e associação criminosa.

O esquema, de acordo com as investigações, envolvia professores especialistas que se inscreviam em concursos, realizavam as provas e, em seguida, transmitiam as respostas para os candidatos. O mesmo grupo já havia tentado fraudar outros concursos públicos no Pará. Os criminosos cobravam até R$ 10 mil de cada candidato em troca do gabarito das provas.

As abordagens aos envolvidos ocorreram sem causar constrangimento aos demais participantes. Os policiais monitoraram os locais de prova e, de forma estratégica, abordaram os suspeitos no momento em que iam ao banheiro para verificar o gabarito. 

A operação "Gabarito Final" foi deflagrada por equipes da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, do Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba, da Delegacia de Homicídios de Abaetetuba e Delegacia de Abaetetuba e da Diretoria de Polícia Especializada (DPE).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp