Polícia

Policial que se recusou a ajudar em ameaça a jovem negro foi omissa, diz PM

Reprodução/Ponte Jornalismo
'Todo policial eve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço', informa a PM  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Ponte Jornalismo

Publicado em 14/11/2023, às 19h12   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Militar de São Paulo classificou como omissão o comportamento da PM que não interveio à cena em que um jovem negro foi ameaçado por um suspeito armado na capital paulista. O episódio, que aconteceu no último domingo (12), foi gravado por uma testemunha.

No vídeo, que se espalhou pelas redes sociais, é possível ver um homem empunhando uma arma em direção ao jovem negro. Uma policial militar que estava próxima da ocorrência, ignorou a situação e mandou a pessoa que gravava "ligar no 190". As informações são do portal Ponte Jornalismo.

Quando o jovem negro se aproxima para pedir ajuda, a PM não só se recusa a dar qualquer auxílio como ainda afasta a vítima com um chute na barriga. A cena foi flagrada por um repórter fotográfico.

O jovem é agarrado pelo pescoço e xingado de "filho da puta" diversas vezes pelo suspeito. A vítima foi apontada como suposto autor de roubos..

Diante de toda a situação, o repórter que estava gravando o ocorrido questiona novamente a policial que assistiu a tudo sem se mexer. “Vocês servem para quê?”. A policial responde: “Se o senhor falar comigo desse jeito, eu vou te prender”. Os dois discutem e a policial argumenta: “Eu estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura”. Pouco depois, ela avança sobre o jornalista e o vídeo acaba.

Ao Metrópoles, a  Polícia Militar informou que apura o caso e que trabalha para identificar as pessoas que aparecem nas imagens.

“Após apuração, o caso pode ser tratado como transgressão disciplinar grave, já que o comportamento omisso registrado em vídeo não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública”, disse a PM.

Ainda em nota, a corporação disse que todo policial “deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp