Polícia

Por que moradores de Monte Gordo tinham arsenal de armas em casa?

Joilson César/BNews
Os moradores de Monte Gordo são da mesma família e prestaram esclarecimentos  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 30/03/2023, às 13h22


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais apreenderam nove pistolas e um fuzil, na manhã desta quinta-feira (30), em seis endereços diferentes de pessoas que fazem parte da mesma família e que moram em Monte Gordo, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Elas foram alvos da segunda fase da Operação Arsenal.

Ao menos seis homens foram até à sede do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), na Pituba, prestar esclarecimentos. A polícia quis saber por que as armas estavam sendo utilizadas para fazer disparos a esmo e, consequentemente, colocando em risco a vida de vizinhos.

armas apreendidas monte gordo
Armas de um grupo da mesma família foi apreendida em Monte Gordo  (Foto: Joilson César/BNews)

Os donos das armas fazem parte de uma mesma comunidade cigana e são CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores), portanto, apenas podem fazer disparos em clubes de tiros. As armas foram apreendidas porque os homens atiravam a esmo durante as comemorações, gravavam as cenas e compartilhavam nas redes sociais. O fuzil e as pistolas eram registradas.

De acordo com o delegado Yves Correia, agora, o armamento passará por uma perícia para saber se foi utilizado em crimes – o procedimento é de praxe e acontece em qualquer apreensão. A primeira fase da Operação Arsenal foi deflagrada em dezembro de 2022 e teve como alvo outro grupo de ciganos, que também são parentes dos que tiveram as armas apreendidas nesta quinta. Naquela ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante porque não tinham autorização para ter acesso às armas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp