Polícia

PRF baiano preso é investigado por tráfico de cocaína para o CV; alvos cobravam até R$ 2 mil por quilo

Montagem/Redes sociais/PF
PRF baiano seria responsável pelo transporte de toneladas de drogas destinadas ao CV no Ceará  |   Bnews - Divulgação Montagem/Redes sociais/PF
Redação BNews

por Redação BNews

[email protected]

Publicado em 18/11/2024, às 09h10 - Atualizado às 09h20



Um agente baiano da Polícia Rodoviária Federal, identificado como Diego Dias Duarte, virou alvo de uma investigação da Polícia Federal acusado de transportar cocaína para o Comando Vermelho. Conforme as investigações, ele e o colega de farda Raphael Angelo Alves da Nóbrega cobravam até R$ 2 mil por quilo da droga. As informações são da coluna Tácio Lorran, do Metrópoles.

A dupla seria responsável pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente a facção criminosa no Ceará. Eles poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além do baiano e de Raphael Angelo, outros três policiais militares foram alvos da Operação Puritas, deflagrada na última quinta-feira (7/11).

De acordo com as investigações, eles obedeciam aos comandos do traficante José Heliomar de Souza, vulgo Léo, apontado pela PF como mentor intelectual, coordenador e líder do Comando Vermelho em Porto Velho, Rondônia. 

Além de realizar o transporte de centenas de quilos de cocaína, os policiais também eram responsáveis por utilizar informações "sensíveis" e "sigilosas" para beneficiar a facção criminosa, como saber quando e onde aconteceriam as "blitzes" e operações, além de apontar rotas alternativas.

O traficante, por sua vez, fornecia informações aos agentes da PRF sobre a atividade do tráfico de drogas na região, para que eles fizessem flagrantes contra traficantes que concorriam com o CV.

Heliomar ficava com parte dos entorpecentes que, em alguns casos, correspondia a 30% das mercadorias. De acordo com a Polícia Federal, isso fez a organização criminosa crescer rapidamente, já que o criminoso lavava o dinhiro do tráfico em um mercado uma locadora de carros e uma transportadora em Porto Velho.

Operação Puritas

A operação tinha como alvo 15 pessoas. Na Bahia, um advogado, um policial militar e um policial rodoviário federal foram presos. 

O advogado, Rafael Dias Andrade Cunha, foi preso em Gandu. Já o PM, lotado no 5º Batalhão (BPM/Euclides da Cunha), identificado como Francisco de Assis Araújo Melo, foi localizado em Santaluz.

O PRF Diego Dias Duarte, por sua vez, teve o mandado cumprido em Feira de Santana, mas teria sido localizado pela PF em Natal.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp