Polícia

PRF resgata mais de 590 aves silvestres transportadas de forma precária na Bahia

Divulgação/PRF
Aves silvestres estavam amontoadas em gaiolas apertadas, sem água ou alimentação, caracterizando maus-tratos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PRF

Publicado em 28/11/2024, às 07h20   Victória Valentina



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 593 aves que estavam sendo transportadas de forma ilegal. O flagrante aconteceu na BR-116, em Tucano, na região sisaleira da Bahia, na noite de terça-feira (26). Os animais estavam amontoados em gaiolas apertadas, sem água ou alimentação, caracterizando maus-tratos.

Entre as espécies apreendidas havia canário (Sicalis flaveola) e papa-capim (Sporophila nigricollis). Outras três aves foram encontradas mortas, vítimas das condições degradantes do transporte.

Durante abordagem, o motorista do veículo contou que havia adquirido as aves em Caldas Novas, no interior de Goiás, e pretendia vendê-las em feiras livres de Caruaru, em Pernambuco.

Além de ser acusado de maus-tratos aos animais, o condutor foi autuado por crimes ambientais, conforme a Lei 9.605/1998, que proíbe o transporte, caça e comercialização de fauna silvestre sem a devida autorização. O homem levado para uma delegacia para adoção de medidas legais. 

Já os animais foram encaminhados aos órgãos ambientais para avaliação e reintegração ao habitat natural delas. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp