Polícia

Proprietário de abrigo clandestino é preso em Conquista e internos são resgatados

Ascom PC
Abrigo clandestino vinha sendo investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado  |   Bnews - Divulgação Ascom PC

Publicado em 29/01/2022, às 12h15   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O prorietário de uma casa acolhimento clandestina em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi preso nesta sexta-feira (28).

Quatorze internos que viviam em condições desumanas e eram vítimas de maus tratos foram resgatados pelas equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Localizado no Distrito Industrial de Conquista, o abrigo já vinha sendo investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado.

Leia também: Brasil registrou 140 assassinatos de pessoas trans em 2021

“Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração”, explicou o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, da 10ª Coorpin.

“Apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos. A maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos”, acrescentou a autoridade policial.

O proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre.

Um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas delituosas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp