Polícia

Quem é Renato Cariani em esquema que desviou produtos químicos para produção de crack

Reprodução/YouTube
Influencer fitness Renato Cariani é proprietário de empresa envolvida no esquema, mas tinha auxílio de mais duas pessoas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 14/12/2023, às 08h45   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Preso na última terça-feira (12), o influenciador fitness Renato Cariani é investigado pela Polícia Federal por, supostamente, participar de um esquema de desvio de produtos químicos para o narcotráfico na produção de toneladas de drogas, em especial crack.

Cariani é proprietário da Anidrol, empresa de indústria química investigada no esquema. As investigações contra a companhia começaram em 2019, quando a farmacêutica AstraZeneca procurou o Ministério Público para informar que a Anidrol, emitiu notas fiscais em 2017 relacionadas movimentações de produtos químicos que não reconhecia como suas.

O esquema apontou também outros envolvidos. Roseli Dorth, de 71 anos, é sócia-administrativa da Anidrol. De acordo com a investigação, ela é mãe de dois ex-sócios da Quimietest, que foi uma empresa da esposa de Cariani. Roseli e o influencer faziam a venda dos produtos químicos que seriam destinados para produzir crack.

Outro envolvido no caso é Fábio Spínola, apontado como amigo de Cariani. Ele seria um dos responsáveis por fazer depósitos em espécie na conta da Anidrol sobre responsabilidade da AstraZeneca em 2019. Spínola teria criado um e-mail falso em nome de um suposto funcionário da farmacêutica, com quem a empresa de Cariani teria negociado a compra dos produtos.

Ainda de acordo com as investigações, Fábio também é apontado como intermediador no fornecimento das substâncias, sendo o elo entre a empresa e os compradores de crack e cocaína. Ele é quem direcionava e negociava a entrega dos entorpecentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp